Em atualização



Área Exclusiva:

Profissionais



Blog







O Japão tem uma maionese única: a Kewpie


A embalagem de plástico quadriculada vermelha e branca com seu icônico logotipo de bebê começa a ter destaque no mercado, não sendo só mais um produto especial perdido entre os rótulos de leitura impossíveis nas prateleiras do mercado asiático.
 
O que a torna especial e muito melhor do que as maioneses concorrentes americanas?
 
A HISTÓRIA DA KEWPIE 
Kewpie nasceu em 1925. O seu inventor, Toichiro Nakashima, estava  a tentar melhorar o físico dos japoneses. Então, ele usou duas vezes mais gema de ovo do que o seu concorrente mais próximo. 
 
Desde então, Kewpie tornou-se o condimento mais popular no Japão e é o padrão para a maionese japonesa. Sua popularidade realmente não pode ser subestimada na Ásia. Kewpie está disponível em quase todas as mesas do restaurante e as pessoas usam para tudo, desde molhos de salada a molho de vegetais.
 
COMO SE FAZ?
A Kewpie usa uma máquina especial projetada para tornar a maionese muito suave. Normalmente, quando se emulsiona o vinagre e o óleo, as moléculas grandes permanecem (especialmente quando se usa um batedor). A máquina une as moléculas, forçando as gotas de óleo a tornarem-se muito, muito pequenas (2-4 mm/1000), tornando-a mais cremosa do que a maionese feita em casa.
 
 
Fazendo uma comparação de sabor, não é só a textura que é notada, AKewpie é mais saborosa e doce que a Hellman's (por exemplo). Isto ocorre porque a maionese japonesa usa apenas gema de ovo em vez de ovos inteiros, o que lhe dá uma cor amarela e sabor delicioso. A Kewpie contém 70% de óleo vegetal e 30% de ovo, vinagre e especiarias.
 
O resultado? Uma maionese super suave de consistencia fina e textura cremosa. O seu sabor ácido adiciona um nível adicional de profundidade à comida, o que faz com que tudo tenha um sabor mágico. Tem um acabamento mais suave e um pouco mais de doçura que a maionese americana (graças ao uso de vinagre de arroz em vez de sumo de limão ou vinagre destilado). Tudo sem utilizarem açúcares nem sal adicionados.
 
O QUE REALMENTE FAZ O SABOR DA KEWPIE TÃO BOM?


 
No entanto, ela tem um ingrediente secreto especial, o MSG. O glutamato monossódico tem tido uma má reputação ao longo dos anos, mas transforma pratos normais numa bomba umami. O que significa isso? Todos os alimentos têm um gosto misteriosamente melhor quando você usa Kewpie. Adicione-o a tudo, desde a salada ao molho de salada César (irá ajudá-lo a ficar emulsionado). Até mesmo adicioná-lo ao purê de batata, ninguém vai saber e vai ter um óptimo sabor.
 
Este ingrediente (que traz o "umami" em tudo ao qual é adicionado) é um aminoácido natural encontrado em alimentos como queijo parmesão e tomate. De acordo com estudos recentes, o GMS foi aprovado pela FDA como um ingrediente seguro.






« Voltar